Professor de piano, música de câmara contemporânea e improvisação experimental na Escola Superior de Música de Colônia, onde coordena o Ensemble fuer Aleatorische Musik, é internacionalmente requisitado como solista e camerista, particularmente para Música dos séculos XX e XXI, actuando na Europa, China, Japao, Coreia, Americas do Norte e do Sul. Desde 2003 é Professor Coordenador de piano e música de câmara da Escola de Artes Aplicadas do IPCB de Castelo Branco, Portugal.
Mineiro de Uberlandia, nascido em 1960 e formado pela USP, estudou nos Estados Unidos com Caio Pagano e Steven de Groote, recebendo mestrado pelo Texas Christian University.
Frequentou, com bolsa do DAAD (Intercâmbio Académico Alemão), a Escola Superior de Música de Colônia, onde estudou com Aloys Kontarsky e Hans Ulrich Humpert. Recebeu o Prémio Kranichstein de Musica no 33.Darmstadt New Music Courses e o I Premio no concurso Musikkreativ em Saarbruecken.
Trabalhou com regentes e compositores como Mauricio Kagel,Karlheinz Stockhausen, Helmut Lachenmann, Luciano Berio, Earle Brown, Tristan Murail, Emmanuel Nunes, Peter Eötvös,Phillip Glass, Joerg Widmann, Brice Pauset , Gerard Pesson, Tristan Murail, York Hoeller Dieter Schnebel e Gerhard Stäbler e com a WDR Sinfonieorchester, a Gürzenich Sinfonieorcheste (Colonia), Bochumer Synfoniker, Saarbrücken Radiosinfonieorchester, além de colaborar com diversos ensembles de música nova. Em 2003 gravou a obra completa para piano de Mauricio Kagel.
Em seu repertório encontram-se obras chaves do repertório moderno e contemporaneo, de entre elas os concertos para piano e orquestra de Prokofieff ( V ), Bartok ( II e III ), Strawinsky ( 1924), Schoenberg ( Klavierkonzert ), Shostakowitch (Concerto I ), Janacek ( a obra completa ), Ravel ( sol maior ) ,Gershwin ( Concerto in F ), Villa- Lobos ( O momo Precoce ) , Lutoslawsky (Paganini Variations ) , Hindemith ( Os quatro Temperamentos ) , Honegger ( Concertino ) , Messiaen ( Obra completa para piano. E ensemble , Turangalila Symphony ) , Ligeti ( Concerto para piano e orquestra - 1. audição portuguesa em 1993 ) , John Cage ( Obra completa para piano e orquestra ), Birtwhistle ( Slow Freeze ), Luciano Berio ( Coro ), Charles Ives (Symphony IV ), Henze ( Requiem ) . Seu vastissimo conhecimento da música de câmara engloba tanto o repertório clássico romântico assim também como o moderno e contemporâneo, destacando se a integral da obra cameristica de Bela Bartok, a integral das sonatas para clarineta e piano de Brahms e a integral das sonatas para piano e violino de Prokofieff, além de extensivo repertório para dois pianos expandido a todos os períodos históricos. Suas investigações analíticas levaram-no a extrema especialização das obras de Antonio Vivaldi, Bela Bartok e Mauricio Kagel. Como compositor dedica-se a fusão de processos composicionais junto a electrónica e a improvisação, executando inúmeras primeiras audições em vários continentes.
Junto das mais importantes rádios alemãs já se registaram mais de 30 CDs com repertório solista, camerístico e sinfónico principalmente com a WDR de Colonia.
Seus alunos encontram sempre enorme receptividade em várias instituições de renome na Europa, América do Norte e Latina.
Miguel Albuquerque
Sem comentários:
Enviar um comentário